Comida para harmonizar com Tubaína

 

Moela no Molho de Maracujá

 

Nestes tempos em que tanto se fala de harmonizar comida e bebida, é bom definir o quê combina com o gostinho adocicado da nossa Tubaína, afinal, o refrigerante brasileiro é para nós uma bebida nobre, e um ótimo acompanhamento para nossas refeições mais queridas.

Para começar, é importante destacar que a Tubaína é uma bebida que se adequa a qualquer estação, ideal para ser harmonizada com comidas da memória, com acepipes que lembram à infância, com guloseimas da casa da mãe, com delicadezas da casa da avó. Eram coisas assim que ornavam com Tubaína, mas hoje dizemos que “harmonizam”. Estamos ficando metidos…

A Tubaína possui uma vantagem sobre outras bebidas, incluso sobre aquelas consideradas sofisticadas, ela não harmoniza apenas com comida, mas com situações, com cenários, com lembranças. Brincadeiras com os primos no quintal da avó, por exemplo, harmonizam com Tubaína, seriados de TV antigos, harmonizam com Tubaína, fotos preto e branco, também. Músicas que tocam em vinil e fazem aquele barulhinho rouco ao deslizar da agulha, combinam demais com Tubaína. Fitas cassete, gibis e filmes com super-heróis também ornam. Difícil é achar o que não combina.

Mas voltando às comidas, a harmonização mais famosa com Tubaína é o lanche de mortadela, um clássico! Há também pamonhas, pernil, feijão com arroz, macarrão, pizzas, qualquer coisa com farofa, salada de maionese, estrogonofe, pão com ovo, carne louca, mandiopã, cuscuz, cachorro quente, pastel, e até singelas pipocas e batata frita.

E os doces… doces também combinam com Tubaína! Curau, bala de coco fresca, maria mole, gelatina colorida, arroz doce, cajuzinho, paçoca, bolo de geladeira, de fubá, de cenoura com chocolate, pudim de pão, brigadeiro, bala dadinho.
E que roupa usar para participar de uma harmonização de Tubaínas? A mais simples possível, a que te faça sentir mais a vontade, aquela que possa se sujar de mostarda, maionese e todos os molhos, azeites e pimentas com os que você vai temperar as suas comidas na hora.

A Tubaína só tem uma frescura, ela precisa de refrigeração. Por ser uma bebida consumida em um país tropical, deve ser consumida em uma temperatura que pode variar entre os -6 e os -3 graus centigrados. Outra recomendação, que não chega a ser uma exigência, é a de servir a Tubaína em copo americano ou de requeijão, sempre transparentes, para permitir que ela exale o seu aroma tutti-frutti e para poder apreciar a cor e as pequenas bolhas de gás, aquelas que vão te levar de volta à infância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s